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FVC - Curso de Licenciatura em Educação Física | (2016/01) | Disciplina: Currículo | Turma: 3º Período | Orientador: Profº. Me. Daniel Jr. da Silva | Acadêmicos: Eliete Rodrigues Pereira Scardua, Josenaldo Souza dos Santos, Luciano Lyrio, Welington da Silva Sebastião

terça-feira, 26 de abril de 2016

Jogos Cooperativos (Teoria)

Introdução 

No jogo cooperativo aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro solidário, e não mais como um temível adversário. São jogos com o objetivo de unir as pessoas, reforçar a confiança em si mesmo como nos outros jogadores. O ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo, eles acabam resultando em uma vontade de continuar a jogar, eles acabam que nos libertando da competitividade, o objetivo geral é todos participarem por uma meta comum.
O jogo cooperativo, segundo Amaral (2004), busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo, aplicá-las em um grupo e tentar chegar a um objetivo comum. O que mais importa é a colaboração de cada indivíduo do grupo, é o que cada um deles tem para oferecer no momento da atividade, para que o grupo consiga agir com mais eficiência nas tarefas.
Conseguimos nos descontrair e ficar mais flexíveis nas nossas interações com os outros, liberamos todo o potencial criativo que há em cada um. Através dos jogos cooperativos nos sentimos confortáveis e confiantes para desfazer nossos bloqueios e compartilhamos qualidades como autoestima, criatividades, entusiasmo, comunicação, confiança e respeito mútuo. (BROTTO apud SOLER, R. 2002)


Os Jogos Cooperativos têm sido uma importante proposta para a Educação Física Escolar. Vivemos em uma sociedade competitiva, em que valores de solidariedade, cooperação e união precisam ser cada vez mais transmitidos e compartilhados entre as pessoas. Vimos nos jogos cooperativos à possibilidade de levar para escola, para as aulas de Educação Física, atividades que proporcionam aos alunos o prazer de jogar juntos, de cooperar uns com os outros, de participar, criar sem a pressão de competir e de ter que vencer sempre. O jogo cooperativo nas aulas de Educação Física busca a participação de todos sem exclusão, independente de sua raça, classe social, religião, etc.; sempre dentro de um ambiente prazeroso, onde as metas do professor e dos alunos estão centradas na união das somas de suas competências individuais na busca de resultados que tragam benefícios para todos. Os jogos cooperativos visam à participação de todos para alcançar um objetivo comum, onde a motivação não é ganhar ou perder, motivação está centrada na participação. 

Quais os benefícios dos Jogos Cooperativos?

Gera motivação, alegria, participação, união, criação, criatividade, contribuições de todos e atitudes de empatia, solidariedade, comunicação e cooperação, visto que a qualidade de vida almejada para a sobrevivência da humanidade em todos os seus estágios, vai depender do grau de cooperação, da ação compartilhada e do amor em ação.




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